Que a paz de Jesus esteja contigo e que Maria nossa Mãe te cubra de bênçãos. Obrigada pela visita!

segunda-feira, 14 de março de 2011

Receita simples para ajudar a Salvar o Planeta Terra/CF 2011



O QUE VOCÊ PODE FAZER PARA MELHORAR O NOSSO PLANETA?  
REDUZA O IMPACTO DE SUA CASA

A maior parte das emissões de carbono das casas provém da queima de combustíveis fósseis para geração de energia e aquecimento. Utilizando a energia de maneira mais eficiente em casa, você pode reduzir suas emissões e diminuir a sua conta de energia elétrica em mais de 30%.

Além disso, uma vez que a agricultura é responsável pela emissão de cerca de um quinto dos gases causadores do efeito estufa, você pode contribuir para a redução simplesmente selecionando o que você come.

Veja como:

• Substitua a lâmpada incandescente normal por uma fluorescente compacta (lfc)
As lâmpadas fluorescentes compactas (lâmpadas frias) consomem 60% menos energia que uma incandescente normal. Essa simples troca reduz a emissão de carbono em 136 kg por ano.

• Limpe ou troque os filtros de seu aquecedor e ar-condicionado
Limpar um filtro de ar sujo pode reduzir a emissão de dióxido de carbono em 159 kg por ano.

• Prefira eletrodomésticos de baixo consumo de energia
Ao escolher um eletrodoméstico, como fogão, geladeira, freezer ou microondas, por exemplo, procure sempre o selo de certificação do Procel – Programa de Combate ao Desperdício de Energia Elétrica. Ele garante que você está levando um equipamento com eficiência comprovada e economia garantida. Se cada um de nós substituísse seus aparelhos pelos mais eficientes disponíveis no mercado, reduziríamos todos os anos 175 milhões de toneladas em emissão de dióxido de carbono.

• Use menos água quente
É necessária muita energia para aquecer água. Você pode utilizar menos água quente instalando um chuveiro de baixo fluxo e diminuir a emissão de dióxido de carbono em 158 kg por ano, e pelo mais de 200 kg lavando suas roupas em água fria ou morna.

• Use o varal ao invés de usar a secadora sempre que possível
Você pode reduzir a emissão de dióxido de carbono em 317 kg se usar o varal para secar a roupa por 6 meses durante o ano.

• Desligue os aparelhos eletrônicos que não estiver usando
Você reduzirá a emissão de dióxido de carbono em milhares de quilos se desligar sua televisão, aparelho de DVD, aparelho de som e computador quando não estiver usando-os.

• Desligue os aparelhos eletrônicos da tomada quando não estiver usando-os
Mesmo quando desligados, aparelhos como secadores de cabelo, carregadores de telefone celular e televisão, consomem energia. A energia usada para manter displays de relógio e chips de memória funcionando, é responsável por 5% do consumo de energia elétrica doméstica e emite 18 milhões de toneladas de dióxido de carbono na atmosfera todo ano.

• Ligue a lavadora de louça apenas quando estiver com sua capacidade total preenchida e utilize-a no modo de economia de energia
Fazendo isso você pode reduzir em 45 kg por ano a emissão de dióxido de carbono.

• Recicle seu lixo
Reciclando metade do lixo produzido em sua casa no período de um ano, você pode reduzir sua emissão de dióxido de carbono em mais de 1 tonelada.

• Compre produtos feitos de papel reciclado
É necessário de 70 a 90% menos energia para produzir papel reciclado, além de prevenir o desmatamento de florestas.

• Plante uma árvore
Uma única árvore absorve 1 tonelada de dióxido de carbono durante sua vida. A sombra gerada pelas árvores também reduz os gastos com ar-condicionado de 10 a 15%.

• Adquira um medidor de consumo de energia
Muitas empresas oferecem medidores de consumo de energia gratuitos para que você possa descobrir onde sua casa está mal isolada ou com consumo elétrico ineficiente. Com a ajuda desses medidores, você pode economizar até 30% em sua conta de energia e reduzir em 454 kg a emissão anual de dióxido de carbono.

• Utilize a energia limpa
Em muitas localidades, você pode substituir sua energia elétrica por outras de fontes renováveis, como a solar e eólica.

• Compre alimentos cultivados e produzidos localmente
Comprando de produtores locais, além de economizar em combustível, você mantém a renda dentro da sua comunidade.

• Compre alimentos frescos ao invés de congelados
Alimentos congelados consomem dez vezes mais energia para serem produzidos.

• Procure e apóie os produtores locais
Eles reduzem em um quinto a quantidade de energia necessária para cultivar e transportar os alimentos.

• Compre produtos orgânicos sempre que possível
Os solos orgânicos absorvem e armazenam o dióxido de carbono em taxas muito maiores do que os solos de fazendas convencionais.

• Evite produtos muito embalados
Você pode reduzir a emissão de dióxido de carbono em 544 kg se eliminar 10% do lixo que produz.

• Coma menos carne vermelha
O metano é o segundo gás que mais contribui com o efeito estufa, e um dos principais emissores desse gás é o gado. Sua dieta baseada em grama e seus estômagos múltiplos são responsáveis pela produção do metano que exalam a cada respiração.

REDUZA A EMISSÃO AO SE LOCOMOVER

Aqui estão algumas medidas simples e práticas que você pode adotar para reduzir a quantidade de dióxido de carbono que emite ao se locomover.

• Reduza o número de quilômetros dirigidos, caminhando, pedalando, revezando carona ou utilizando o transporte público, sempre que possível
Deixando de dirigir apenas 16 km por semana, você reduzirá a emissão de dióxido de carbono em 226 kg por ano.

• Comece um rodízio com seus colegas de trabalho e de estudo
Pegando uma carona apenas duas vezes por semana e respeitando o rodízio de veículos que existe em algumas cidades brasileiras, é possível reduzir a emissão de dióxido de carbono em mais de 700 kg por ano.

• Mantenha o motor de seu carro regulado
Uma manutenção regular do motor de seu carro reduz o consumo de combustível e a emissão de gás. Quando apenas 1% dos proprietários mantém seus veículos regulados, aproximadamente 453 toneladas de dióxido de carbono deixam de ser lançados na atmosfera.

• Cheque a pressão de seus pneus toda semana
Manter os pneus devidamente calibrados diminui o consumo de combustível em mais de 3%. Já que cada litro gasolina economizado deixa de emitir 2,4 kg de dióxido de carbono na atmosfera, qualquer melhora na eficiência do combustível é relevante.

• Na hora de trocar de carro, escolha um que consuma menos combustível
Você pode reduzir a emissão de dióxido de carbono em mais de 1,3 tonelada por ano se o seu novo carro rodar apenas 4,8 km a mais por litro de combustível que o anterior. Você pode rodar até 95 km a cada 3,8 litros com um carro híbrido.

• Tente trabalhar em casa
Conectado ao escritório através do computador, você pode reduzir drasticamente a quantidade de quilômetros dirigidos toda semana.

• Voe menos
Viagens aéreas produzem grandes emissões de dióxido de carbono. Portanto, reduzindo o número de viagens a uma ou duas por ano, você pode diminuir as emissões significativamente. Para compensar as viagens, você pode investir em projetos de energia renovável.
AJUDE A PROMOVER MUDANÇAS LOCALMENTE, NACIONALMENTE E INTERNACIONALMENTE

Suas ações para reduzir o aquecimento global podem se estender além de como você reduz as suas emissões. Nós influenciamos nossas escolas, locais de trabalho, negócios e a sociedade, na maneira que compramos, investimos, agimos e votamos.

Aqui estão algumas maneiras de como podemos ter uma influência positiva na redução do aquecimento global:

• Encoraje sua escola e sua empresa a reduzir suas emissões
Você pode estender sua influência positiva sobre o aquecimento global além de sua casa encorajando que outros tomem atitudes.

• Encoraje a troca para energias renováveis
O sucesso no combate ao aquecimento global depende de uma transição nacional para energias de fontes renováveis, tais como solar, eólica e de biomassa. Essas tecnologias estão prontas para serem distribuídas de maneira mais ampla, mas existem barreiras regulatórias impedindo tal ação.

• Proteja e conserve as florestas do mundo
As florestas têm um papel crítico no aquecimento global: elas armazenam carbono. Quando são queimadas ou desmatadas, o carbono armazenado é lançado na atmosfera. O desflorestamento é responsável por cerca de 20% das emissões de dióxido de carbono todo ano.

• Considere o impacto de seus investimentos
Ao investir seu dinheiro, você deve considerar o impacto que estará causando no aquecimento global. Você sabia que pode obter mais informações sobre como o seu dinheiro está sendo investido em empresas, produtos e projetos? Invista em projetos que se preocupam com a mudança climática.

• Seja ouvido
Precisamos de um compromisso mais sério por parte do governo para interrompermos o aquecimento global e implantarmos soluções. Os cidadãos devem cobrar novas leis que realmente funcionem de seus governantes. Faça-se ouvir através de seu voto.

Fonte: http://www.livrodereceitas.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...